domingo, 3 de março de 2013

Objetivo da Orientação Financeira Pessoal


Geralmente, a maioria das pessoas só recorre a um consultor quando há alguma crise financeira: descontrole nas contas, dívidas, ausência de poupança, dúvidas quanto a produtos financeiros, etc. O instrutor financeiro, em primeiro lugar, auxiliará seu cliente a avaliar tudo acerca da vida financeira. Os passos seguintes serão fixar objetivos e metas, analisá-los, ver o mercado, montar estratégia e monitorá-la.

No universo familiar, grandemente caracterizado por laços de afeto, a questão financeira pode influenciar de forma negativa as relações que se estabelecem, visto que o descontrole orçamentário e a falta de planejamento e comunicação sobre gastos são capazes de gerar desarmonia e conflitos. Sabe-se que muitas pessoas fazem planejamento conjunto para decidir prioridades e que boa parte delas brigam devido a questões financeiras.

O Planejamento Financeiro tem como objetivo auxiliar a criar uma estratégia precisa para acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa ou de uma família ajudando-as a arquitetar um projeto de vida para a conquista de etapas importantes da vida como acumular recursos para a faculdade dos filhos, para a compra de imóveis, para a tão sonhada aposentadoria, para iniciar um negócio próprio ou proteger sua família contra eventualidades.

Poderá, também, enxergar melhor para onde está indo seu dinheiro e passar a gastá-lo melhor, além de replanejar suas dívidas para poder livrar-se das mais preocupantes. Deve-se transformar consumo compulsivo e sem controle pelo consumo inteligente e planejado. É preciso, também transformar dívidas excessivas e mal controladas por uma poupança programada e planejada.

O que se deve buscar? Viver uma vida saudável de bem com as finanças e poder realizar todos os sonhos e objetivos mais importantes.

Um comentário: